Forum BTT Santarém
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Montar um desviador Shadow

Ir para baixo

Montar um desviador Shadow Empty Montar um desviador Shadow

Mensagem  AJC Ter Nov 08, 2011 1:55 pm

O ano de 2007 foi próspero em celebrações para a Shimano. Aquando do 25º aniversário do grupo Deore XT, o gigante nipónico presenteou o mundo do BTT com mais uma inovação de excelência e performance, o novo grupo Deore XT.

Um dos aspectos que mais sobressaiu neste novo grupo foi a utilização da tecnologia Shadow (sombra), aplicada ao desviador traseiro XT RD-M772 (GS/SGS), desenvolvida com o intuito de optimizar a resposta mecânica da transmissão nas situações mais extremas, mas aplicável também a todo o espectro de utilização das várias vertentes do BTT.
Mecanicamente, este novo componente caracteriza-se por ter um corpo de perfil mais estreito e mais baixo, permitindo que em toda a sua relação de transmissão (11-34T) possam existir variações 11 a 15 mm inferiores a qualquer outra mudança disponível no mercado.

A colocação de um pivô de rotação na fixação ao quadro (drop out), a par com a utilização de uma mola mais forte na montagem, permitiu reduzir o seu peso, obter uma rápida recuperação e excelente estabilidade vertical do corpo, anulando praticamente os riscos de contacto com a escora da bicicleta, e de exposição e embate do desviador nas pedras e raízes dos trilhos mais técnicos e exigentes.

Mais tecnologias

Direct Cable Routing, é outra das novidades deste componente. Ao proporcionar uma entrada praticamente directa do cabo na mudança (ausência de curvatura), permite encurtá-lo, o que se traduz numa menor fricção e num melhor sincronismo como resposta, na hora de comutar para a mudança necessária.

Ainda relacionado com este aspecto, importa referir que nem todos os quadros são compatíveis com o funcionamento correcto da mudança “sombra”. Os quadros, cuja passagem do cabo de mudança é feita na parte de baixo da escora inferior não permitem um funcionamento tão efectivo, devido à necessidade forçada de curvatura do cabo.

A mudança RD-M772 apenas existe na versão Top Normal, é compatível com 8 e 9 velocidades, está disponível no mercado com caixa curta (GS), mais rápida na selecção e utilizável desejavelmente em cassetes até 32 dentes, e também em caixa longa (SGS), mais suave na selecção, mas abrangendo a utilização de cassetes com 34 dentes.

A marca nipónica recomenda o uso de manípulos Rapidfire Plus, no entanto a mudança “sombra” é compatível também com os conhecidos Rapidfire e Shifters Sram Attack 2:1. E também a testámos com manípulos Dual Lever.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pronto para a acção?!!

Ok! Então segue a sequência dos procedimentos que apresentamos de seguida e com facilidade montarás a nova mudança traseira.
Se és apologista da ideia do aprender fazendo, prepara um espaço que facilite toda a tarefa técnica, improvisa um suporte fixo para a tua bicicleta e reúne todas as ferramentas de que necessitas, conforme indica a figura em baixo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Começamos por desmontar a corrente. Para isso coloca-a na posição de “repouso” (prato pequeno à frente, carreto pequeno atrás, para mudanças não invertidas). Com recurso ao descravador ou ao alicate para abrir elos rápidos, retira a corrente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Retira de seguida o cabo da mudança com uma chave allen 5mm. É por vezes importante verificar-se o alinhamento do drop out com o quadro, pois um pequeno desvio, que passe despercebido a olho nu, pode justificar um mau funcionamento permanente da transmissão.
Acoplada a ferramenta especial ao drop out (na imagem), esta percorre todo o diâmetro da roda traseira para validar o alinhamento. Se existir desalinhamento é possível com a ferramenta efectuar um ajuste fino, forçando, caso não seja possível deve optar-se por substituir o drop out.

Com recurso à chave allen 5 mm, monta cuidadosamente a nova mudança XT Shadow e coloca a corrente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O ajuste do limite superior (imagem de baixo) evita a passagem indesejada da corrente para os raios. É efectuado com uma chave Philips, apertando ou desapertando o parafuso L (Low).
Visto de trás, o alinhamento correcto consegue-se, quando o rolete guia (superior) do desviador está alinhado com o carreto maior da cassete.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Da mesma forma, o ajuste do limite inferior evita a passagem da corrente para a zona do quadro. Com uma chave Philips afina o parafuso H (High), até conseguires um alinhamento correcto entre o rolete guia superior e o carreto mais pequeno da cassete.
Com a corrente no carreto mais pequeno da cassete, fixa o cabo no corpo da mudança com recurso à chave allen 5 mm (em baixo à esq.). Não te esqueças de colocar o terminal na extremidade do cabo, para evitar que este se desfie.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ao funcionar com a transmissão, e verificando-se uma aproximação excessiva do rolete guia superior com o carreto maior ou mais pequeno da cassete (menos de 5 mm), deves ajustar o parafuso tensor com uma chave Philips.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com a corrente colocada no prato maior do pedaleiro e no carreto mais pequeno da cassete, acciona o manípulo de mudanças para fazer subir a corrente na cassete até ao carreto maior. Caso existam dificuldades em a corrente alcançar essa posição, tens dar tensão ao cabo. Essa situação consegue-se rodando o parafuso de ajuste do manípulo no sentido contrário aos ponteiros do relógio (manípulos Rapid Fire) até a corrente subir para o carreto maior. Pelo contrário, se não conseguires fazer a corrente baixar até ao carreto mais pequeno, podes ter o cabo demasiado esticado. Podes rodar o parafuso (foto em cima) no sentido dos ponteiros do relógio (manípulos Rapid Fire). Se chegares ao fim do ajuste e mesmo assim a corrente não desce até ao carreto mais pequeno, pode suceder que: tenhas o cabo ainda muito esticado (liberta-o cerca de 1 mm no próprio desviador) ou o parafuso limitador High não permite o desviador deslocar-se em direcção à ponteira. Testa cada mudança em ambos os sentidos. Os ajustes no manípulo devem ser executados em quartos de volta de cada vez. Após um período de “rodagem”, é possível que o cabo alongue; volta a esticá-lo (foto em cima).

É aconselhável a manutenção regular deste componente. Limpeza, desengorduramento e lubrificação são essenciais, com especial destaque para os pontos de rotação, mola, roletes e cabo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por fim deves verificar o correcto comprimento da corrente e o seu desgaste.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

By BikeMagazine
AJC
AJC
Já te safas nos trilhos!
Já te safas nos trilhos!

Mensagens : 434
Data de inscrição : 05/10/2011
Idade : 38
Localização : Santarém e Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos